Está a decorrer na Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, em Amares, o segundo dia do colóquio internacional 500/100, dedicado a Luís de Camões e Teófilo Braga, que arrancou no dia anterior na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.
A organização é do Centro de Estudos Mirandinos – valência da Câmara de Amares – e do Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho, com a colaboração da Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, da Biblioteca Pública de Braga e do Centro de Formação do Alto Cávado.
“No ano em que se comemoram 500 anos do nascimento de Camões e 100 da morte de Teófilo Braga, o colóquio internacional 500/100 tem como objetivo abrir um espaço de partilha e discussão a partir da revisitação da obra destes dois vultos da cultura portuguesa, à luz de pressupostos teóricos atuais e de novas abordagens críticas”, refere a organização.
Depois de concluídos os trabalhos na Biblioteca Municipal, a iniciativa termina oficialmente com uma visita ao Mosteiro de Santo André de Rendufe.