Está lançado o desafio aos jovens que pretendam dar o seu contributo em iniciativas promotoras de sensibilização das populações para a conservação da natureza e dos ecossistemas e, muito particularmente, na prevenção contra os incêndios florestais. As candidaturas já estão abertas e deverão ser formalizadas na plataforma: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt, com o mínimo de 20 dias de antecedência face à data de início. Os projetos podem manter-se activos até 30 de Novembro.
Os projetos têm uma duração mínima de 15 dias – sendo a duração máxima estabelecida em função das características dos mesmos – e os jovens voluntários têm de ter entre 18 e 30 anos e condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas.
A participação de cada voluntário tem uma duração diária máxima de 5 horas e num projecto de 15 dias, salvo quando, a não existência de inscrições colocar em risco a continuidade do projeto.
Até 20 dias após encerramento do(s) projecto(s), as entidades promotoras devem apresentar relatório, com dados físicos e financeiros.
ENTIDADES
Podem candidatar-se a este projecto as seguintes entidades: Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas; Organizações de Produtores Florestais; Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem; Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; Outras entidades que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho autorizador do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.
ACTIVIDADES
Aos voluntários é garantida informação geral e específica para o desenvolvimento das actividades, as quais, «sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; Inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco; Inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água; Recuperação de caminhos de pé-posto; Limpeza e manutenção de parques de lazer; Vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação; Vigilância fixa nos postos de vigia; Inventariação de áreas necessitadas de limpeza; Apoio logístico aos centros de recuperação de animais selvagens; Apoio logístico aos centros de prevenção e deteção de incêndios florestais; Inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas.
Relativamente às actividades de reflorestação, estas compreendem, «actividades de controlo de espécies invasoras e outras actividades integradas nas áreas de intervenção do programa».
MUNICÍPIO DE TERRAS DE BOURO VAI APRESENTAR CANDIDATURA
O Município de Terras de Bouro irá «apresentar uma candidatura ao Programa VJNF – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2021, alicerçada numa abordagem integrada de planeamento e gestão que assegure uma eficaz articulação com os nossos objectivos enquanto Concelho», pode ler-se em nota publicada nas redes sociais do Município.
Em breve, o Município disponibilizará mais informações, podendo consultar, desde já, o Regulamento n.º 178/2019 (https://www.cm-terrasdebouro.pt/…/Regulamento-n178-VJNF…) do presente programa.
PROGRAMA “VOLUNTARIADO JOVEM PARA A NATUREZA E FLORESTAS”
O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa de voluntariado juvenil que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas. Pretende-se sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afectados.