A Academia Internacional de Canyoning Associação (ICA) e a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL) organizam de 15 a 20 de Maio, uma “Summit” focada no “Canyoning”, uma «modalidade de desporto de natureza muito praticada na reserva da biosfera Gerês-Xurés». A organização evento conta com o apoio dos Municípios de Ponte da Barca e Terras de Bouro, nos quais esta modalidade tem uma «expressão relevante para a economia local».
Este evento pretende «discutir os Desportos de Natureza como factor de desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade, através de fóruns, mesas redondas, workshops, segurança, atividades com a comunidade e prática competitiva».
Para além destas instituições, juntam-se ainda clubes e associações ligadas à modalidade que apoiam na organização, onde os parceiros empresariais também colaboram com o seu contributo nas várias actividades que decorrem durante seis dias.
“CANYONING SUMMIT”
O “Canyoning Summit” integrará, ao longo dos seis dias, actividades para vários públicos e interesses, de onde se destacam: o fórum empresarial sobre a Diversificação da Oferta no Turismo de Aventura onde várias entidades do setor discutem este fenómeno e as perspetivas futuras; o fórum empresarial sobre Inovação e Segurança do Turismo Ativo onde as empresas e as entidades de proteção civil discutem as atividades em locais de difícil acesso, cenário onde o canyoning acontece e, debater os desafios do futuro e a forma de cooperação; o fórum dos Desafios dos Desportos de Natureza onde várias entidades do sector vão apresentar as suas perspectivas para os próximos anos; a prática de canyoning acessível onde os jovens da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo poderão usufruir destes locais, apoiados por profissionais e empresas do sector; a prática desportiva como fator de desenvolvimento educativo e social, onde vários jovens do agrupamento escolar de Ponte da Barca praticar esta modalidade e desenvolver as suas competências; o evento encerra com uma competição técnica, onde vários atletas vão colocar à prova as suas competências e competir pelo título de campeão do 1º Canyoning Summit.
ENTIDADES PRESENTES AO LONGO DA SEMANA
Durante a semana, estarão presentes no PNPG entidades do território nacional que passam pelas várias regiões do turismo, desde GNR, Protecção Civil, corporações de Bombeiros, Municípios e ainda a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
«COLOCAR OS VÁRIOS ACTORES DO SECTOR E DISCUTIR O PASSADO, PRESENTE E FUTURO»
Segundo Pedro Sousa, presidente da ICA, este evento pretende «colocar os vários actores do sector a discutir o passado, presente e futuro e olhar para o activo natural, através desta modalidade, como um factor de desenvolvimento sustentável mas que é necessário preservar».
O presidente da ICA destaca ainda a «relação do evento com as novas gerações», com o objectivo de «apoiar o desenvolvimento humano e social dos jovens, apoiado no activo natural».
«É um evento para aproximar instituições, organizações e empresas através da prática desportiva e criar pontes para um futuro mais sustentável e melhor para todos», concluiu.
«DESPORTO PARA TODOS E TURISMO ACESSÍVEL»
Joel Pereira, docente da ESDL e especialista no sector, destaca que o que se pretende é «continuar a organizar e apoiar iniciativas neste âmbito, do Desporto para Todos e do Turismo Acessível, democratizando estas actividades de exploração da natureza muito associadas à Aventura e tão procuradas no nosso Parque Nacional da Peneda-Gerês».
Para mais informações aceda: www.canyoning-summit.com