O uso «abusivo» do espaço público na zona do Mercado Municipal e da Feira Semanal, em Ferreiros – Amares, foi tema de discussão na reunião do executivo municipal, com os vereadores da oposição a pedirem «uma intervenção no espaço público», quer ao nível do ordenamento, quer na recuperação dos estragos já provocados. «Aquilo é o caos», vincaram os vereadores da oposição, depois de passarem no local.
O presidente da câmara municipal recebeu um documento da vereação PS e ouviu ainda o vereador Emanuel Magalhães corroborar os fatos ali narrados. «Estive no local com os moradores e tem que existir uma intervenção urgente». Moreira anuiu e diz que vai analisar, «logo que terminem as obras no espaço da feira».
CAOS
Os fatos narrados no documento da vereação socialista apontam que «o acesso pedonal à Farmácia e zona interior para moradores está permanentemente ocupado por veículos; os passeios são ocupados e atravessados por veículos ligeiros e carros de cargas/descargas; as zonas ajardinadas e de relva são ocupadas e atravessadas por veículos ligeiros e de carga/descarga; a zona de estacionamento público, junto ao Mercado, é alvo de cargas e descargas de veículos pesados (camiões)».
Como consequência, apontam que «há uma dificuldade real de acesso pedonal para utentes e moradores; existem diversos passeios e jardins deteriorados (partidos e com buracos) colocando-se problemas de manutenção e segurança aos seus utilizadores; a zona de estabelecimento público junto ao Mercado está arruinada, com o piso amplamente abatido, pelo peso das manobras de descarga; existem garagens privadas do edifício contíguo danificadas e com infiltrações, fruto do abatimento do piso superior (estacionamento público junto ao Mercado).
Os vereadores socialistas pedem, assim, ao executivo liderado por Manuel Moreira que, «logo que ultrapassada a natural perturbação causada pelas obras na Feira Semanal, o Município deve planear uma intervenção no espaço público» no sentido de: recuperar o piso abatido na zona de estacionamento público; recuperar jardins e passeios pedonais; impedir com barreiras físicas cargas/descargas de grande porte na zona de estacionamento público; impedir com barreiras físicas o acesso por veículos a zonas pedonais, passeios e jardins.