O Fim-de-Semana do Ambiente, promovido na Aldeia do Urjal, em Seramil, recebeu a visita de cerca de três centenas de pessoas, de diferentes idades, que puderam apreciar, aprender e tocar nas várias espécies no seu ambiente natural.
A observação noturna de anfíbios e insetos, dinamizada pela Bioliving, marcou, na noite da passada sexta-feira, o arranque da iniciativa.
O slide foi uma das grandes atracções do programa e esteve disponível durante o sábado e o domingo, permitindo atravessar as duas encostas do Vale do Carvalhal.
Cerca de meia centena de escuteiros, dos agrupamentos de Lago e de Rendufe, tiveram a oportunidade de desfrutar dos vários sentidos proporcionados pelo Carvalhal, promovendo o convívio e os momentos de partilha.
No sábado, decorreram, ainda, as actividades experimentais do “cientista louco”, dinamizada pelas Águas do Norte, que permitiu sensibilizar para as boas práticas na utilização da água e dar a conhecer as suas características físico-químicas.
No domingo à tarde, regressou a Amares a peça de teatro “A revolta dos ecopontos” apresentada pelo Tin.bra, desta feita num anfiteatro natural e para um público de várias gerações.
A animação musical esteve a cargo da AFA – Estudos Musicais, assim como dos mimos do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.
O Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Amares, Vítor Ribeiro, destaca «o envolvimento de várias instituições na dinamização deste evento, como a ATHACA, a Cruz Vermelha, as Águas do Norte, a CIM do Cávado, a Quercus, a AFA, o Luís Capela, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso e os Agrupamentos de Escuteiros».
«Os cerca de 300 visitantes com idades tão diversas deixaram, uma vez mais, uma opinião muito positiva sobre a beleza do espaço e sobre a importância da sensibilização ambiental», conclui.
A iniciativa foi organizada pelo Município de Amares e pela União de Freguesias de Vilela, Paredes Secas e Seramil.