Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
AMARES (Natal)

AMARES (Natal) -
‘Casa do Pai Natal’ em Amares iluminada com cerca de um milhão de lâmpadas

Cerca de um milhão de lâmpadas dá cor e brilho à ‘Casa do Pai Natal’ de Amares. Mais uma vez, António ‘Cavenco’ juntou o seu «gosto pelo Natal» à imaginação e, como já se tornou tradição, inaugurou a iluminação que cobre a fachada, jardins e vedações com a presença de algumas dezenas de curiosos no dia da Imaculada Conceição (08 de Dezembro).

Desde 2007 que a sua habitação se destaca de entre muitas outras, pela quantidade e qualidade da iluminação. Mas foi, «sobretudo a partir de 2021 (com a pandemia)», que virou ‘romaria’ para muitas centenas de pessoas, «de Famalicão, Porto, Viana do Castelo, Barcelos e dos outros concelhos» periféricos.

«Gosto do Natal e tenho gosto nisto», revela. Assume que «dá algum trabalho, mas compensa».

UMA SEMANA E TRÊS DIAS DE TRABALHO

Durante uma semana e três dias, colocou ‘mãos à obra’ e instalou uma quantidade infindável de mangueiras, luzes e outros elementos decorativos iluminados a cobrir a zona frontal da habitação colocada numa zona elevada da freguesia de Amares, defronte do ISAVE.

Este ano, vai ainda colocar mais algumas luzes e tem duas novidades: «a bandeira de Portugal (onze metros de comprido por quatro de alto com símbolo nacional de 1,90mt) e esta frente das escadas de acesso à casa». Estas serão apenas colocadas amanhã (sábado), pois «não deu tempo para tudo». No total, quase um milhão de lâmpadas: «Pensava chegar a um milhão de lâmpadas, mas não deu. Deve ter 900 mil»

PAI NATAL AOS SÁBADOS E DOMINGO

De resto, volta a vestir-se de Pai Natal «todos os sábados e domingos», entre as 20h00 e as 24h00. «Fico aqui em frente à casa e espero pelas crianças. Ofereço-lhes uns rebuçados. Elas ficam todas contentes e eu sei o que isso significa para elas».

A casa localizada na Rua do Castelo de Pombal (nº 48) vai estar iluminada até dia 06 de Janeiro. Nesse período, António ‘Cavenco’ diz que deverá gastar em iluminação cerca de 100€. «Tenho um contador só para isto e o ano passado gastei 94,40€. Tenho um contador só para isto», revela.

Mas já chegou a gastar «mais de 400 euros. Agora, com o led é muito menos».

Animado pelo sucesso e pelo gosto que tem a esta época, António ‘Cavenco’ vai manter a tradição. «Já tenho o projeto para o ano», finaliza.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS