A tradicional Feira Franca de Amares vai voltar a realizar-se neste mês de Maio, nos seus moldes habituais, depois dos condicionalismos provocados pela pandemia de Covid-19. Na apresentação do evento, que decorreu esta manhã no Largo D Gualdim Pais, o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, realçou que se trata de uma evento com «muita tradição no Concelho» e que tem como principal objectivo «promover os produtos locais».
«É uma Feira com um carisma enorme forte, pois os nossos produtores mostram tudo aquilo que de bom tem o Concelho de Amares. Nestes dois últimos anos, fruto da pandemia, estivemos parados, mas estou convencido que este ano S. Pedro vai ser nosso amigo e não irá chover, permitindo ter aqui uma verdadeira enchente de povo», afirmou o autarca, prosseguindo, «queremos, sobretudo, que o concelho tenha dinamismo, crescimento e desenvolvimento».
«Estamos a mostrar um pouco daquilo que temos cá, desde as nossas gentes, os produtos, a gastronomia, enfim, tudo o que temos de bom», atirou.
Também Paulo Brito, Presidente da Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo, abordou o tema em torno da promoção dos produtos locais e a importância do evento para o efeito.
«AJUDAR A DIVULGAR OS NOSSOS PRODUTOS»
«Cabe-nos, este ano – após dois anos de paragem – ajudar ainda mais a divulgar os nossos produtos locais», afirmou.
Sobre o programa do evento, Paulo Brito sublinhou que se tentou «preencher por forma a atrair pessoas do concelho mas também fora do mesmo, permitindo que os produtos dos nossos agricultores sejam divulgados» igualmente fora de portas.
«MANTER VIVA A TRADIÇÃO»
Já Cidália Abreu, vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, começou por frisar que a iniciativa possui um programa «extremamente arrojado e atractivo».
«O que se pretende é que Amares, durante esse período, seja inundado por pessoas e que venham provar os nossos produtos. É uma feira recheada, tanto para os mais novos como para os mais velhos», denotou.
A vice-presidente enalteceu ainda que esta «é uma das festas mais importantes e antigas de Amares. Ao Município e à Junta, cabe essa função de passar tudo isto aos mais novos, mantendo viva a tradição e as raízes do concelho».
UMA SEMANA MAIS CEDO
Nesta que é já a sua 77ª edição, o arranque do certame decorre a 13 de Maio, com uma iniciativa de equitação, que terá lugar no complexo desportivo de Amares entre os dias 13 e 15 de Maio. Além de provas de obstáculos e de velocidade, haverá provas de equitação adaptada, espaços de equitação de trabalho, uma feira equestre e uma gala equestre.
DIAS 20, 21 E 22 DE MAIO
A feira propriamente dita, no Largo D. Gualdim Pais, realizar-se-á entre os dias 20 e 22, valorizando essencialmente as tradições e os produtos locais. Exposições de animais e de produtos agrícolas, os habituais concursos, corridas de cavalos e de galgos e uma nova edição das Jornadas dos Citrinos são algumas das actividades do programa, que contará ainda com uma feira de vinhos verdes de Amares e com a realização da “Rota da Laranja” em BTT.
PROGRAMA
77º FEIRA FRANCA 2022
DIAS 13, 14 E 15 DE MAIO – FIM DE SEMANA DE EQUITAÇÃO
DIAS 20, 21 E 22 DE MAIO
SEXTA FEIRA, DIA 20
10:00 – CONCURSO DE PRODUTOS LOCAIS (VINHOS , BROA, LARANJA, MEL)
14:30 – ABERTURA FEIRA FRANCA E FEIRA DOS VINHOS VERDES DE AMARES
18:00 – CONCURSO DERIVADOS DE LARANJA (BIBLIOTECA MUNICIPAL)
21:30 – GRUPO MUSICAL VERDE CANTO
23:00 – STAND UP COMEDY , MIGUEL 7 ESTACAS E JOEL RICARDO SANTOS
01:00 – DJ MOUSE
SÁBADO, DIA 21
10:00 – FEIRINHA DAS CRIANÇAS , INSUFLÁVEIS PINTURAS E ANIMAÇÃO INFANTIL
10:00 – CORRIDA DE GALGOS – FASE DE APURAMENTOS
14:00 – IV JORNADAS DOS CITRINOS AMARCITROS (AUDITÓRIO CONDE FERREIRA)
14:30 – CORRIDA DE GALGOS FASE FINAL
15:00 – RODA DAS CONCERTINAS
15:00 – HISTÓRIAS COM MÚSICA – AFA
21:30 – DANIEL FERNANDES
22:30 – ZÉ AMARO
24:00 – DJ MIGUEL ANTUNES
DOMINGO, DIA 22
09:00 – BTT – ROTA DA LARANJA
10:00 – CONCURSO DE ANIMAIS
14:30 – CORRIDA DE CAVALOS
15:00 – RANCHOS FOLCLÓRICOS
15:00 – CONCENTRAÇÃO GRUPO MOTARD PISTÕES BIKE CLUB
17:00 – CANTARES AO DESAFIO – MALHEIRO – NATY VIEIRA – ZÉ DE BRAGA