A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte (CCDR-N) congratula-se pelos “resultados positivos” obtidos pelas escolas nortenhas nos rankings do ensino secundário divulgados esta sexta-feira.
“Não obstante o sucesso revelado por estes dados, o caminho a percorrer na persecução do desígnio do sucesso escolar quer-se ainda mais ambicioso e, por esse motivo, a aposta em medidas que o promovam deve ser reafirmada”, afirma em comunicado aquele organismo presidido por António Cunha.
Enquanto Autoridade de Gestão do Programa NORTE 2020 e, agora, do Norte 2030, a CCDR-N, refere o comunicado, “coloca em lugar de destaque nas suas prioridades e acções a promoção do sucesso escolar”.
Na sequência dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), criados em concertação com as comunidades intermunicipais e a Área Metropolitana do Porto, ao abrigo do Programa Norte 2020, o novo Programa Regional Norte 2030 inclui uma linha de financiamento de iniciativas municipais e intermunicipais no campo da educação, integradas nos agora designados Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).
Como os PIICIE, “os PIPSE visam a mobilização de mais recursos da comunidade para a educação, o alargamento do compromisso pelo sucesso escolar de todos e o enriquecimento da vida escolar das crianças e dos jovens, com envolvimento dos municípios, das escolas, das famílias, de outros serviços e instituições locais”.
O organismo lembra que no sentido de melhor acompanhar a evolução do sucesso escolar na região e de, assim, “tomar decisões mais fundamentadas e adequadas à realidade dos nossos territórios”, desenvolveu “estudos aprofundados” sobre a educação na região.
Um deles, o relatório Escolarização na Região do NORTE – Evolução 2001 – 2021 com base nos Censos permite uma leitura específica da evolução da escolarização num contexto regional e sub-regional nos 86 municípios e oito NUTS III da Região do Norte.