REGIÃO - CDS quer saber qual a redução tarifária nos municípios das CIM do Ave e do Cávado

REGIÃO -
CDS quer saber qual a redução tarifária nos municípios das CIM do Ave e do Cávado

Os deputados do CDS-PP Hélder Amaral, Telmo Correia e Vânia Dias da Silva questionaram, esta terça-feira, as Comunidades Intermunicipais do Ave e do Cávado no sentido de saber «quais os Municípios que têm transportes públicos, qual vai ser a redução tarifária em cada um dos Municípios e que investimento representa esta redução para cada um deles».

No decorrer da semana o Governo anunciou que o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos «vai atingir os 116 M€, com as autarquias a colocarem 12 M€, mais do que o inicialmente previsto», pode ler-se em nota enviada.

De acordo com o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, além das duas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, 23 Comunidades Intermunicipais (CIM) fizeram propostas para aplicação das verbas.

PUBLICIDADE

Na mesma nota pode ainda ler-se que «por sua vez, o Primeiro-Ministro afirmou, em declarações a órgãos de comunicação social, que não é verdade que a redução tarifária seja exclusiva de Lisboa ou do Porto, e respectivas áreas metropolitanas, mas que se trata de um programa nacional ao qual aderiram todas as CIM».

Em jeito de conclusão, os centristas apontam ainda que «o Primeiro-Ministro garantiu mesmo que em 18 CIM haverá, já a partir do próximo dia 1 de Abril, redução nos tarifários dos respectivos títulos de transporte, o que, afirmou, significa que 85% da população portuguesa poderá beneficiar desta redução de tarifários».

«Estas questões foram colocadas a todas as CIM do país», concluem.