Torcato Ribeiro, cabeça-de-lista da CDU por Braga, manifestou esta quinta-feira a preocupação sobre “a situação de sub-financiamento” do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Após um encontro com a presidente da instituição, Maria José Fernandes, o comunista considerou o financiamento do Estado “manifestamente insuficiente” o para as necessidades de funcionamento para um Politécnico de “grande importância para a região” e de investimento existentes.
Considerou ainda que, pese embora o investimento previsto na construção de uma nova residência, “continua a ser insuficiente a oferta pública de alojamento para estudantes.”
“A situação é ainda mais difícil para a instituição, considerando que se mantém a discriminação nas verbas transferidas comparativamente com outras instituições”, afirmou.
Sobre os transportes, o mandatário regional, Agostinho Lopes, apontou a “carência na oferta, nomeadamente ao nível ferroviário, tendo em conta a persistência da não concretização das ligações necessárias no quadrilátero Barcelos-Braga-Guimarães-Famalicão”.
Já a candidata Inês Rodrigues destacou o compromisso da CDU com o reforço do ensino superior público e “a necessidade da assunção plena das responsabilidades por parte do Estado, questão à qual que os sucessivos governos PS e PSD/CDS não têm correspondido, pelo contrário”.