Este sábado, 25 de Junho, a partir das 18h00, centenas de pessoas prometem mais uma vez subir ao monte da Cividade em Cossourado, Paredes de Coura, para juntas celebrarem o solstício de Verão.
Não faltam rituais ao pôr-do-sol, queimada à meia-noite, cuspidores de fogo, malabares, peças de teatro, música celta, gaitas de foles e bombos, recriando tempos idos no povoado fortificado de Cossourado, um povoado que remonta à Idade do Ferro em cujo território todos os anos se festeja a união do Pai Sol e da Mãe Terra.
A festa prolonga-se enquanto houver convivas até ao nascer de um novo dia, celebrando a vida e saudando a entrada num novo Verão.
Promovido pela Associação A Cividade, em colaboração com o município, esta celebração do solstício de Verão acontece todos os anos no sábado mais próximo do dia do solstício, em Cossourado.
Recorde-se que em Abril do ano passado, o povoado fortificado de Cossourado, povoado da altura da Idade do Ferro, foi classificado como monumento nacional e dado o interesse dos bens enquanto “testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos”, conforme decreto emanado pelo Governo.