A camélia volta a estar em destaque em Celorico de Basto, nos dias 14, 15 e 16 de março, por ocasião da tradicional Festa Internacional das Camélias. Este é o maior evento do país dedicado à flor.
Na sua 20ª edição, o município pretende, ainda, formalizar o acordo para a criação da Quinta Ciência Viva das Camélias em Celorico. Este é um desejo já trabalhado durante dois anos.
O presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, apontou este objetivo hoje, na apresentação do programa para esta edição do festival, que aconteceu na Quinta do Prado.
A assinatura do protocolo entre o Município e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica está marcada para 15 de março, pela 15h30, na Quinta do Prado, depois da abertura da exposição e concurso de camélias.
O autarca refere que a Quinta Ciência Viva das Camélias, integrada na rede de Ciência Viva, quer promover e valorizar a camélia como património biológico e cultura.
Para isso, vai contar com um laboratório vivo de conservação da biodiversidade da camélia.
Assim, será construído na Quinta do Prado um edifício de raiz, num investimento de 3 milhões de euros, para acolher o laboratório e ser centro interpretativo das camélias.
Contará, ainda, com espaços para exposições e colóquios.
[email protected]