Cerca de 100 alunos dos agrupamentos de escolas do concelho de Braga participaram na fase municipal da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu esta terça e quarta-feira na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS).
Esta é uma iniciativa dirigida aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino eásico e alunos do ensino secundário, tendo como objectivo a promoção de hábitos de leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral entre os mais jovens.
Para a vereadora da Educação, Lídia Dias, o Concurso Nacional de Leitura “é um importante instrumento de capacitação para a leitura, escrita e literacias”.
“Esta é uma iniciativa integradora de múltiplas literacias, desempenhando um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens”, referiu, salientando que o concurso se enquadra no Plano Local de Leitura que o município está a desenvolver em parceria com a BLCS, Rede de Bibliotecas Escolares e Universidade do Minho.
Neste primeiro momento do concurso, foram apurados quatro alunos de cada nível de ensino que representam o concelho Braga na fase inter-municipal.