SAÚDE - Centenas de escuteiros participaram em acção de Suporte Básico de Vida no Hospital de Braga

SAÚDE -
Centenas de escuteiros participaram em acção de Suporte Básico de Vida no Hospital de Braga

Aproximadamente 300 Escuteiros dos Agrupamentos de Braga participaram numa acção em Suporte Básico de Vida, promovida pelo Hospital de Braga. A iniciativa, desenvolvida por vários profissionais de saúde, decorreu na entrada principal do Hospital de Braga e teve como objectivo «dotar os participantes de técnicas e conhecimentos para actuar numa situação de emergência, onde a rapidez e clareza de actuação são fundamentais».

A actividade foi desenvolvida por médicos e enfermeiros do Hospital de Braga e consistiu no ensino de procedimentos e técnicas para prestar uma primeira ajuda a quem tenha sofrido um episódio de paragem cardiorrespiratória.

Em comunicado, o Enfermeiro do Serviço de Urgência e responsável pela formação na área da enfermagem do Hospital de Braga, António Costa, explicou que o propósito da iniciativa passou por «transmitir esse conhecimento para que os participantes sejam capazes de agir quando se depararem com uma situação destas. O que pretendemos é que as pessoas reconheçam a situação de emergência, façam o pedido de ajuda correctamente e ponham em prática alguns gestos fundamentais até a chegada da ajuda diferenciada».

PUBLICIDADE

Por seu lado, a chefe do Núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas, Alexandra Gonçalves, realçou que estas actividades são «muito importantes», pois contribuem para um «melhor conhecimento da comunidade e das suas necessidades».