O Instituto CCG/ZGDV (Centro de Computação Gráfica / Zentrum für Graphische Datenverarbeitung e.V.) comemora 30 anos esta sexta-feira, dia 10 de Novembro, com uma cerimónia a partir das 10h30 no auditório nobre da UMinho, em Guimarães.
A iniciativa conta com a presença da eurodeputada Maria da Graça Carvalho, do cientista José Luís Encarnação e da presidente da FCT, Madalena Alves, entre mais de 25 figuras académicas, empresariais e políticas que vão falar sobre inovação, parcerias e transição digital.
“Ficamos honrados em celebrar estas três décadas em prol da investigação aplicada e da inovação tecnológica; o objetivo é continuar a inovar para melhorar o conforto, a saúde, a segurança, a mobilidade e a conectividade da sociedade”, salientou o presidente do conselho de administração do Instituto CCG/ZGDV, Ricardo J. Machado.
Uma das intervenções mais esperadas é a de Maria da Graça Carvalho, sobre o futuro da transição digital e como o Parlamento Europeu vem contribuindo para concretizar essa transformação. “A UE precisa do compromisso firme de todos os atores da investigação e inovação para concretizar os objetivos ambiciosos ligados à transição digital”, refere.
“Precisamos de trabalhar em conjunto para que essa transformação seja justa e inclusiva para a sociedade – e o Instituto CCG/ZGDV tem um papel importante no desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras para a economia, sendo um ator essencial nesse processo”, realça.
O evento conta com painéis dedicados à cooperação internacional, ao papel da investigação e inovação na competitividade dos negócios e à importância dos clusters na dinâmica da economia. Inclui também uma homenagem ao prestigiado cientista José Luís Encarnação, enquanto fundador do CCG/ZGDV, em 1993.
Entre os oradores estão também, por exemplo, o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo (em mensagem vídeo), o presidente da Agência Nacional de Inovação, António Grilo, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Está ainda prevista, às 09h30, uma visita ao recentemente inaugurado supercomputador “Deucalion”, também no campus de Azurém.