O Centro de Estudos Mirandinos (CEM), de Amares, vai organizar, no próximo dia 27 de Maio, sexta-feira, um colóquio internacional com o nome de “Sá de Miranda e a História Literária”.
Este evento, a realizar-se em sessão online, tem como objectivo «analisar o modo como Sá de Miranda tem sido percecionado no decorrer da História Literária», procurando compreender «os diversos entendimentos consoante as dinâmicas socioculturais e estético-ideológicas em vigor».
Para além disso, o colóquio pretende «estudar o impacto da obra do poeta do Neiva», que deixou «uma marca vincada nas sucessivas gerações de autores».
A sessão de abertura, agendada para as 10h desse dia, ficará a cargo de Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, de Sérgio Guimarães de Sousa, director do CEM e ainda de António Amaro, director do Centro de Formação do Alto Cávado.
Ao longo do evento está prevista a declamação de alguns poemas de Sá de Miranda, bem como a realização de vários debates sobre a obra literária do autor.