O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, presidiu hoje à inauguração do hangar do Centro de Meios Aéreos, sedeado em Arcos de Valdevez, onde vão estar a operar dois helicópteros.
Uma infraestrutura que – de acordo com os intervenientes na cerimónia deste sábado – vai contribuir para robustecer a eficácia no combate inicial a incêndios florestais nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real, acabando por proteger todo o território nacional.
Por se tratar de um território transfronteiriço, o raio de ação das aeronaves ali sedeadas permite também dar cobertura ao território da Galiza. A localização estratégica e centralizada do CMA permite ainda dar cobertura aos distritos de Braga e Vila Real.
Atualmente, o CMA dispõe de um helicóptero de combate a fogos florestais, mas este ano o distrito de Viana do Castelo vai ser dotado de segundo meio aéreo, perdido há quatro anos.
A construção do hangar do CMA foi iniciada em dezembro de 2022. A nova infraestrutura é constituída por uma área técnica onde se localizará todo o equipamento e maquinaria essencial ao seu funcionamento e uma segunda para oficina e estacionamento de aeronaves e reparações das mesmas.
A empreitada é cofinanciada pelo INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP), Portugal 2020, com um investimento elegível de 630 mil euros e comparticipação comunitária de 472 500 euros.
Com uma área total de 222 mil hectares, o distrito de Viana do Castelo tem 208 freguesias, 99 das quais (8,9% do total do país) consideradas prioritárias na prevenção de fogos florestais e onde estão identificados 1 185 lugares prioritários.