O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Gerês-Cabreira iniciou esta quinta-feira, em Amares, a vacinação à população. A partir da próxima semana, a vacinação estender-se-á aos restantes concelhos abrangidos pelos ACeS.
Estão abrangidas as pessoas com mais de 80 anos – independentemente das doenças que tenham – e pessoas com mais de 50 anos e uma das patologias associadas: doença coronária, insuficiência cardíaca ou renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica. As corporações de Bombeiros deverão ser igualmente englobadas.
O centro de vacinação contra a Covid-19, em Amares, estará aberto de segunda-feira a sábado, entre as 09h00 e as 19h00, vacinando as pessoas de acordo com o agendamento previamente feito.
Todos os utentes serão contactados pelos serviços partilhados do Ministério da Saúde, através do envio de uma SMS para o telemóvel, avaliando se pretende ou não tomar a vacina. Caso não haja resposta, será feito um contacto telefónico.
Se o utente pretender vacinar-se, será colocado numa base de dados e posteriormente convocado para proceder à vacinação. Não será vacinado qualquer utente sem agendamento prévio.
O processo de vacinação conta com o apoio logístico dos Municípios que integram este ACeS: Amares, Terras de Bouro, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.