AMARES –  Centro Escolar inaugura painel evocativo de D. Gualdim Pais

AMARES –
Centro Escolar inaugura painel evocativo de D. Gualdim Pais

Um desenho do jovem aluno Tomás Cunha Rodrigues, de cinco anos, venceu um concurso de ilustrações sobre D. Gualdim Pais e foi transformado num trabalho de grandes dimensões, afixado à entrada do Centro Escolar de Amares, que tem o nome daquele guerreiro templário.

A inauguração do mural e da exposição dos restantes trabalhos a concurso, que decorreu esta sexta-feira de manhã, constitui o primeiro momento do encerramento das Jornadas Gualdinianas, que já decorreram em Barcelos, Tomar e Vila Verde e vão terminar este sábado em Amares.

PUBLICIDADE

Para o presidente da autarquia amarense, Manuel Moreira, os trabalhos feitos pelos mais pequenos constituem «o momento mais alto», em Amares, das comemorações do 9º centenário do nascimento de D. Gualdim Pais.

«Neste Centro Escolar, temos 400 crianças, que vão levar para casa, para junto das suas famílias, a mensagem de quem foi e a importância que este guerreiro teve não só para Amares mas em todo o país. Isso é o principal aspecto que temos que valorizar», frisou.

Esta iniciativa surge fruto de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Amares a todos os alunos do Centro Escolar D. Gualdim Pais para que dessem “asas à sua imaginação” e elaborassem ilustrações alusivas àquela personalidade história.

Contou com a participação de 13 turmas, com cerca de 225 trabalhos a concurso.

O pequeno Tomás, muito envergonhado, disse estar «muito contente» por ver premiado o seu desenho, que fez a lápis depois de visitar o monumento instalado no centro de Amares.