Esposende vai acolher a 2.ª edição do Late Summer Equestrian Festival, evento que decorrerá no Clube Hípico do Norte, entre os próximos dias 8 e 17 de setembro. «Concilia dois fins de semana de competições equestres e um programa de experiência ativa no território», avança a autarquia esposendense, em comunicado.
Organizado pelo Clube Hípico do Norte, com o apoio do Município de Esposende e da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, este evento assenta em cinco pilares – Desporto, Turismo, Património, Cultura e Comunidade – «determinantes na dinamização de uma agenda para o território, promovendo o Norte de Portugal como um destino turístico e equestre de referência internacional».
A competição conta com a presença de prestigiados cavaleiros internacionais, provenientes de 10 países e também com a elite equestre nacional, envolvendo 500 conjuntos e 900 profissionais de equitação.
Entre os dias 8 e 10, decorre a primeira competição, o Concurso de Saltos Internacional de Esposende (CSI), sob o regulamento da Federação Equestre Internacional e Portuguesa. Simultaneamente, realiza-se a final do Circuito PTC – Portugal Teams Challenge, como prova noturna de espetáculo para o público.
A segunda competição, denominada Iberian Cup, realiza-se entre os dias 14 e 17, tendo cumulativamente classificativas com prémios específicos para cavaleiros Portugueses e Espanhóis e o título nacional da Taça de Portugal da Juventude da Federação Equestre Portuguesa.
As provas decorrem em contínuo, entre as 9h00 e as 22h00.
O evento tem entrada gratuita e será transmitido em Live Streaming na maior plataforma equestre internacional “ClipMyHorse”, na SPORT-TV em direto e na RTP 2 em diferido.