O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) realizou, esta terça-feira, a quinta edição da Tertúlia Social e da Saúde do Vale do Homem e Cávado, que decorreu no Altice Fórum Braga.
No primeiro painel foi debatido o tema das demências – prevenção, tratamentos não farmacológicos, investigação científica, normalização da doença, melhoria da qualidade de vida destes utentes e capacitação de cuidadores formais e informais.
Este painel contou com a presença de José Carreira, presidente das Obras Sociais de Viseu, e de Juan Carlos Rodriguez, presidente da AFAGA – Associação de Familiares de Pessoas com Alzheimer e outras demências da Galiza.
Segundo a instituição, foi igualmente discutida «a importância das leis que protegem estas pessoas com demência, o combate ao estigma e a necessidade de implementar efectivamente o Estatuto do Cuidador».
Entre painéis, Paulo Amorim, Diretor Comercial da Economia Social e do Setor Público do Banco Montepio, apresentou as medidas de estímulo à economia social.
O segundo painel, intitulado “Modelos de gestão e novas formas de financiamento”, contou com os oradores Rafael Amorim, primeiro secretário da CIM Cávado, e Helena Loureiro, directora do Portugal Inovação Social da região Norte, tendo sido abordadas as oportunidades de financiamento para o sector social, como o Portugal 2030 e o PO Regional do Norte 2030.