O Centro Social e Paroquial de Rio Caldo inaugurou, esta quinta-feira, as obras de ampliação das suas instalações, que permitiram aumentar a oferta do lar de 20 para 30 camas, após um investimento total de cerca de 850 mil euros comparticipado por fundos comunitários.
Apesar de a valência já se encontrar em funcionamento desde 2023, a reinauguração oficial aconteceu apenas esta quinta-feira, precisamente 20 anos depois de a instituição ter inaugurado as suas primeiras instalações, em 23 de janeiro de 2005.
Numa cerimónia presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga D. Delfim Gomes, o presidente do Centro Social e Paroquial de Rio Caldo, padre António Loureiro Lopes, deixou vários agradecimentos, nomeadamente às entidades públicas e privadas que ajudaram à execução da obra.
António Loureiro Lopes disse que o investimento total foi de cerca de 850 mil euros, contando com um financiamento de mais de 517 mil do quadro comunitário Portugal 2020, a que se somaram donativos da Câmara Municipal de Terras de Bouro (40 mil euros), da Junta de Freguesia (15 mil euros) e outros apoios empresariais.
“Esta casa agradece, somos todos parte desta casa”, assinalou o presidente da instituição, salientando que o lar está “repleto desde o início” e que permite empregar 21 pessoas, desenvolvendo um trabalho “muito importante” no território em que se insere.
As obras contemplaram não só a criação de uma nova ala, com mais 10 camas, como também permitiram a realização de intervenções nas antigas instalações melhorando a eficiência térmica e acústica do edifício original, bem como a adaptação de uma área para a criação de mais duas camas para acolhimento de idosos.
O Centro Social de Rio Caldo dá ainda apoio a 32 pessoas no Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
DIA DE FESTA
Na mesma linha do padre António Loureiro Lopes, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, também destacou a importância do trabalho realizado pelo Centro Social de Rio Caldo e salientou a “parceria” entre a autarquia e a instituição.
“Apoiamos os sonhos das nossas instituições, que dão uma resposta muito satisfatória e essencial à nossa população. Vamos continuar a apoiar, porque é a nossa obrigação”, disse o autarca, que elogiou o “empenho” de todos aqueles que integram o Centro Social.
“Este é mais um dia de festa para Rio Caldo e para o concelho de Terras de Bouro”, vincou o autarca terrabourense.
Essa foi também a mensagem deixada pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, para quem “a sociedade tem obrigação moral de dar resposta adequada” aos desafios das pessoas com idade mais avançada. “Isto enche-nos de alegria. O cuidado com que fazeis o vosso trabalho é de enaltecer”, elogiou.
O prelado considerou que esta obra é um “bom exemplo” que “do pouco faz-se muito”. “Continuem esta nobre missão”, apelou D. Delfim Gomes.
O dia foi ainda aproveitado pelo Centro Social e Paroquial de Rio Caldo para homenagear seis funcionários com 20 anos de casa e entidades.