Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO (Barcelos)

REGIÃO (Barcelos) -
Cerca de mil pessoas participaram nas oficinas medievais e visitas guiadas no Castelo de Faria

Cerca de mil pessoas participaram nas actividades de celebração do Dia Nacional dos Castelos que, ao longo de três dias, decorreram nas ruínas do Castelo de Faria, em Barcelos.

Promovida pelo município, a programação pretendeu dar alma e vida ao sítio e reviver o período medieval, numa altura em que se assinalam os 650 anos do Feito dos Alcaides.

Assim, da passada sexta-feira até domingo, o Castelo de Faria virou laboratório de animação medieval, com experiências não só para a comunidade escolar como para a população em geral, que aderiu com entusiasmo à iniciativa.

Os participantes puderam sentir o pulsar quotidiano da vida no castelo, aferir como eram as quintas de animais, participar nas oficinas medievais e usufruir de visitas guiadas dinamizadas pelo Gabinete de Arqueologia e Património Histórico do Município.

Todos puderam assistir e experimentar alguns ofícios da época medieval, ver como se produzia o calçado, as armaduras dos cavaleiros em cota de malha e como o ferreiro produzia as espadas e outros artefactos de ferro necessários ao dia a dia num castelo.

Ouviram as explicações e experimentaram as armaduras dos cavaleiros da Idade Média e puderam conhecer os animais mais comuns nestes povoados: galinhas, gansos, cabras, bufo real, mochos e diferentes aves de rapina que serviam para ajudar à caça, e ainda o burro e os cavalos.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS