A Academia Portuguesa de Cinema decidiu adiar a cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2020, que estava agendada para dia 22 de Março no Casino do Estoril, «até que o problema do coronavírus esteja solucionado».
Esta decisão foi tomada no seguimento do Plano de Contingência e das recomendações da Direcção-Geral de Saúde (DGS), do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e do Governo Português.
Em nota enviada, o gabinete de imprensa responsável pela divulgação do evento adianta que «tendo em consideração a evolução dos casos confirmados em Portugal e em toda a Europa, bem como o impacto que o COVID-19 está a ter a nível mundial, a Academia Portuguesa de Cinema decidiu assim agir em prol da saúde pública. A 8º edição dos Prémios Sophia será reagendada em data a anunciar oportunamente».
“VARIAÇÕES” LIDERA NOMEAÇÕES
Variações”, de João Maia, lidera com nomeações em 15 das 23 categorias. Também o filme “A Herdade”, de Tiago Guedes, surge no topo, com 14.
Na categoria de Melhor Filme, para além de “Variações” e “A Herdade”, encontram-se ainda nomeados “Diamantino”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, e “Vitalina Varela”, de Pedro Costa.
Durante a cerimónia de divulgação dos nomeados aos Prémios Sophia 2020, pela Academia Portuguesa de Cinema, foram ainda entregues os prémios de Melhor Cartaz, Arte&Técnica e Melhor Trailer, este último a Pedro Ribeiro, pelo filme “Variações”.