Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
SETOR SOCIAL

SETOR SOCIAL -
Chega/Terras de Bouro apoia criação de Santa Casa da Misericórdia

O presidente do Chega de Terras de Bouro, António Soares, manifestou o apoio da estrutura local do partido à eventual criação de uma Santa Casa da Misericórdia no concelho terrabourense, no seguimento de um repto público lançado pelo padre Fernando Bento.

“Numa altura em que muito se tem falado de falhas no sistema de saúde português, de listas de espera intermináveis, mais ainda com uma escassa oferta dos serviços de saúde no concelho de Terras de Bouro; e uma realidade sociodemográfica do nosso concelho pouco animadora, com uma população cada vez mais envelhecida, com os jovens da nossa terra a terem de abandonar o concelho em busca de  oportunidades de emprego e de condições de vida que vão além de trabalhos sazonais, ou dependentes das “ofertas” proporcionadas pela Câmara, as palavras do reverendo senhor padre Bento fazem todo o sentido”, refere António Soares, em comunicado.

A tomada de posição do Chega surge depois de o padre Fernando Bento ter defendido que a criação da Santa Casa da Misericórdia de Terras de Bouro seria uma mais-valia para o concelho, apelando a que sejam dado passos nesse sentido, conforme o jornal “O Amarense” noticiou, primeiro na edição impressa de janeiro e depois na versão online.

Para o presidente do Chega de Terras de Bouro, a abertura de uma valência da Santa Casa da Misericórdia teria “vantagens significativas” para o concelho, “não só para a saúde de todos os terrabourenses, e ainda de todos os concelhos limítrofes, como também beneficiará o desenvolvimento económico do concelho”. Seria, segundo António Soares, uma “mais-valia significativa” no apoio complementar tanto aos idosos, como àqueles que se encontrem numa situação precária, ou que procurem viver e trabalhar em Terras de Bouro.

“Se queremos reter a nossa população e evitar que as nossas ruas e casas se esvaziem de vida, remetendo os mais idosos para os lares existentes em Terras de Bouro, e os jovens a terem de sair para outros concelhos ou até emigrarem, dadas as poucas oportunidades de trabalho existentes, o futuro executivo da Câmara de Terras de Bouro tem a obrigação de usar os recursos ao seu alcance na tentativa de ver desenvolvidas e concretizadas  iniciativas semelhantes ao anseio do reverendo senhor Padre Bento”, refere.

António Soares sublinha que a instalação de uma Misericórdia “significaria mais empregos, mais apoio social, o que por si só geraria um aumento demográfico, com pessoas a instalarem-se no concelho, transformando Terras de Bouro num concelho mais dinâmico, e não apenas num ‘dormitório’”.

“Neste sentido, em nome da saúde, do bem estar social e do desenvolvimento do Nosso Concelho, a concelhia do partido Chega em Terras de Bouro apoia o projeto do senhor reverendo Padre Fernando Bento”, conclui o comunicado.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS