A acção com o título “Tem muito que apanhar!”, numa alusão feita por um cidadão no Bom Jesus ao observar a prática de plogging, já tem contabilizadas 8085 pontas de cigarro recolhidas (desde 3 de Junho) e tem como objectivo a recolha de 10.000 no Santuário do Bom Jesus do Monte até ao fim do mês de Julho.
«Trata-se de um momento histórico e que se pretende venha a ser inscrito como recorde no Guinness World Records», refere o autor da iniciativa, Carlos Dobreira.
A 19 de Julho, 6010 pontas de cigarro foram levadas à reunião da Assembleia Municipal de Braga, recolhidas a 3, 19 e 23 de Junho e a 4, 9 e 15 de Julho no Santuário.
A 20 de Julho, foram recolhidas mais 1 600 e a 21 de julho foram recolhidas mais 475 beatas de cigarro, sem contar com as recolhidas nas acções realizadas a 24, 25 e 26 de julho.
Na intervenção proferida na Assembleia Municipal, Carlos Dobreira propôs que o executivo promovesse acções de plogging em todo o concelho visando a recolha de pontas de cigarro e lixo indiferenciado.
As pontas de cigarro vão ser doadas ao Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ) para serem reconvertidas no Centro de Valorização de Resíduos e incorporadas em estruturas construtivas (tijolos).