A rede URBACT ‘Cities After Dark’, que é liderada por Braga, realizou o segundo encontro transnacional em Paris, que decorre até esta sexta-feira, dia 01 de março.
Este evento reúne representantes de diversas cidades europeias para colaborar e partilhar experiências sobre estratégias de desenvolvimento urbano, com um especial foco em criar respostas inovadoras relacionadas com a vida noturna das cidades.
O encontro conta com um extenso programa de visitas a vários locais parisienses e inclui a Conferência ‘Cities After Dark: Inspiring Stories from Europe’, sessão realizada esta quinta-feira na Sala do Conselho de Paris, que se traduziu numa oportunidade para debater e explorar os diversos desafios que as cidades enfrentam nesta temática.
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, foi um dos participantes desta conferência, destacando a importância da partilha de experiências e estratégias entre as cidades europeias, de forma a promover um desenvolvimento urbano noturno sustentável e inclusivo.
“Devemos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades associadas à Economia da Noite através da implementação de ideias e soluções inovadoras que beneficiem não apenas Braga, mas todas as cidades participantes”, referiu o autarca bracarense.
A sessão contou ainda com a participação de Emmanuel Grégoire, vice-presidente do Município de Paris, Frédéric Hocquard, vice-presidente para o Turismo e a Noite da Cidade de Paris, Teofil Gherca, diretor do Secretariado URBACT, Arnaud Taisne, vice-presidente para a vida noturna da Cidade de Lille, Francesca Corso, conselheira para o marketing territorial, políticas de Juventude e igualdade de oportunidades da Cidade de Génova, Andriana Zarakeli, vice-presidente do Município de Piraeus, Natalie Mets, responsável pelas políticas da noite da cidade de Tallin, e Simone d’Antonio, especialista da Comissão Europeia para a Economia da Noite.
Esta rede europeia tem como objectivo promover o desenvolvimento de estratégias urbanas integradas que abordem os desafios e oportunidades associados à vida nocturna nas cidades.
Dessa forma, “este encontro transnacional representa um passo crucial na partilha de conhecimentos e no fortalecimento da colaboração entre as cidades participantes”, referiu Ricardo Rio.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas como segurança, inclusão, cultura, mobilidade e sustentabilidade relacionados à vida noturna urbana. Além disso, foram exploradas abordagens inovadoras e melhores práticas que podem ser adaptadas e implementadas em diferentes contextos urbanos.