«Existe necessidade da implementação de políticas que visem a captação de investimento público direcionado para a área do Desporto, em particular para a prática do desporto junto dos jovens». Esta foi uma medida defendida pela candidata a deputada de Amares pela Aliança Democrática (AD), Cidália Abreu, na sua visita às instalações do FC Amares, acompanhada pelo candidato Carlos Cação.
Acompanhada por autarcas e dirigentes dos órgãos partidários concelhios do PSD e CDS-PP, reuniu com os dirigentes do clube, demonstrando a sua «sensibilidade para com as dificuldades que afetam os clubes desportivos e reconhecendo a importância destas instituições para a comunidade Amarense e do distrito de Braga».
A comitiva ficou «muito sensibilizada com o trabalho comunitário que o FCA realiza na dinamização do desporto com as equipas dos iniciados e juvenis, que representam cerca de 200 crianças provenientes de quase todas as freguesias do concelho de Amares».
Na passagem pelas instalações do clube, constatou «os desafios no que concerne ao acesso e financiamento. Existe necessidade da implementação de políticas que visem a captação de investimento público direcionado para a área do Desporto, em particular para a prática do desporto junto dos jovens».
Assinalou que «atualmente, o investimento na prática desportiva dos jovens depende, em grande medida, dos pais e das autarquias».
Para superar estes desafios, em nota enviada à nossa redação, propõe «o reforço do investimento público direcionado para a área do Desporto, em particular para a prática do desporto junto dos jovens. Esta medida visava assim, promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, assegurando o acesso universal à prática desportiva, independentemente da condição socioeconómica dos jovens. Ampliar e diversificar a oferta de atividades desportivas, permitindo que os jovens experienciem diferentes modalidades desportivas e descubram a sua paixão».