REGIÃO -
CIM Alto Minho promove acções de protecção e socorro para elementos das corporações de bombeiros

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a realizaR acções de qualificação na área da protecção e socorro. Numa iniciativa que se estende até ao dia 5 de Novembro, estas acções focam-se em acidentes com matérias perigosas, salvamentos em grande ângulo e técnicas de resgate rodoviário em veículos eléctricos.

Estas operações decorrem da articulação entre a CIM Alto Minho e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo e a Federação de Bombeiros de Viana e são desenvolvidas pela Escola Nacional de Bombeiros, sendo destinadas aos operacionais que integram as Equipas de Intervenção Permanente de todo o Alto Minho, onde se incluem os bombeiros sapadores de Viana. No total, esta iniciativa abrange 92 operacionais e 241 horas de habilitação técnica.

PUBLICIDADE

Estas acções têm como objectivo reforçar a capacidade operacional de todo o Alto Minho, no seguimento da entrega, em maio e Junho de 2021, de kits para operações de resgate e intervenção em derrames de matérias perigosas.

Em comunicado, o CIM Alto Minho refere que “o investimento na área de protecção e socorro é prioritário” e que tem existido uma aposta “no reforço e prontidão da operacionalidade dos respectivos corpos de bombeiros”, com vista às actividades desenvolvidas a favor da protecção das pessoas, do ambiente e da natureza.