A CIM Cávado vai participar, no próximo dia 17 de maio, no Festival Gastronómico Internacional “Maillot à Table!”, a acontecer no Palais des Congrès, em Paris. A comunidade vai em parceria com a CIM do Alto Minho e Município da Sertã.
Neste sentido, o Salão da Assembleia Municipal do Município da Sertã acolheu uma sessão pública de apresentação desta ação de cooperação e promoção internacional.
Em representação da CIM Cávado, Mário Constantino, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e Vice-Presidente desta CIM referiu que a presença nesta Feira Internacional é «uma forma de convite para se visitar Portugal, nomeadamente estas três regiões, com valorização da sua gastronomia, língua, costumes e tradições, sendo mais uma oportunidade para se potenciar os diferentes territórios e os nossos diferenciadores produtos gastronómicos».
Mário Constantino notou, ainda, que «a presença conjunta destas três entidades reforça a importância das relações de confiança e proximidade onde, em conjunto, conseguimos valorizar ainda mais o país. É, de facto, muito positivo esta força agregadora que levará, certamente, a mais oportunidades no futuro», completa.
Esta sessão pública contou, ainda, com a presença de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã; de Mariana Fernandes, em representação da CIM do Alto Minho e Isabelle de Oliveira, Presidente do Institut du Monde Lusophone.
Para Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, nesta Feira «importa promover os produtos locais, valorizá-los e ajudar à sua comercialização, importa também divulgar o território com vista à atração de turistas» e, além disso, «divulgar o território para atração de investimento para o concelho», acrescenta o autarca.
Já Mariana Fernandes, da CIM Alto Minho, realçou o papel da gastronomia como um «dos elementos mais distintivos e mobilizadores da nossa identidade», apontando como principal objetivo «a promoção da gastronomia e cultura regional dando a conhecer a riqueza de produtos, de sabores e das tradições das três regiões».
Isabelle de Oliveira, Presidente do Institut du Monde Lusophone, desvendou mais alguns dados sobre este Festival Gastronómico Internacional, que este ano realiza a sua primeira edição e que conta com a participação de 15 países.
«Portugal terá um papel de destaque» com a participação de três comunidades que irão «criar sinergias entre França e Portugal» e, ao mesmo tempo, «estreitar os laços com a nossa diáspora, muitas vezes esquecida», destaca.
O Festival Gastronómico Internacional “Maillot à Table” é organizado pelo 17º arrondissement de Paris e conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria de Paris, entre outras entidades parisienses.