REGIÃO

REGIÃO -
CIM Cávado sugere variantes de Vila Verde e de Terras de Bouro para o PRR

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A CIM Cávado apresentou o seu contributos no âmbito do processo de consulta pública relativa ao Plano de Recuperação e Resiliência, sugerindo alterações em dez componentes do Plano. Na proposta estão incluídas, entre outras, a Variante do Cávado.

VARIANTES

A Variante do Cávado prevê uma ligação às áreas de acolhimento empresarial de Gême, UF Pico de Regalados, Gondiães e Mós e de Coucieiro e de Oleiros, Vila de Prado, Cervães e Cabanelas, no município de Vila Verde; a requalificação da N307, enquanto ponto de ligação directa ao eixo da Vigo – Braga, em Terras de Bouro, junto ao Parque Nacional da Peneda Geres, em S. João de Campo, e à N103 (Braga-Chaves).

A construção da via Intermunicipal Homem-Lima, que consiste ligação rodoviária do Concelho de Terras de Bouro, em S. Bento da Porta Aberta, ao acesso à autoestrada (A3) em Ponte de Lima; bem como a requalificação da estrada florestal, para circulação e estacionamento rodoviário, complementado com implementação de uma ecovia, no lugar da Cachoeira, que consistirá numa nova ligação o S. Bento da Porta e a Vila Termal do Gerês, estão também sugeridas.

A requalificação da N205, no troço que liga a cidade de Barcelos à Vila de Prado e intervenção nas estradas nacionais EN’s 103, 204 e 205, e ainda as diversas Variantes em Esposende: Apúlia; Ofir; cidade de Esposende e A28 Antas/Forjães integram o documento da CIM-Cávado.

Aprovado por unanimidade, estas propostas acrescem aos contributos já remetidos, ao mesmo procedimento, pelos municípios que integram a CIM Cávado.

OUTRAS COMPONENTES

Para além das infraestruturas, foram igualmente incluídas sugestões nas componentes de Respostas Sociais; Eliminação das Bolsas de Pobreza em Áreas Metropolitanas; Qualificações e Competências; Mobilidade Sustentável (Bus Rapid Transit Braga); Eficiência Energética em Edifícios; Escola Digital; Qualidade e Sustentabilidade das Finanças Públicas; Justiça Económica e Ambiente de Negócios; Administração Pública – Digitalização, Interoperabilidade e Cibersegurança.

BRAGA – EUROPEAN BEST DESTINATION 2021

A Comunidade Intermunicipal aprovou também, por unanimidade e aclamação, um Voto de Louvor ao Município de Braga, pela distinção internacional de European Best Destination 2021.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS