A Associação Olho de Vidro, com sede em Guimarães, estreia quatro curtas-metragens, a 17 de Maio, dia de abertura da Quinzena dos Realizadores do Fesival de Cannes de 2023.
A Olho de Vidro esteve envolvida na produção desta ‘curtas’ para o programa Directors Factory – North Portugal, que promove a cinematografia local através de quatro curtas-metragens, que foram filmadas em Guimarães, durante o mês de Março, com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal de Guimarães.
O vereador da Cultura vimaranense assinala a importância de ter em Guimarães “uma das maiores produtoras nacionais de cinema, presente nos maiores palcos mundiais da sétima arte”. Este cluster de audiovisuais, afiança Paulo Lopes Silva, “tem o potencial de catapultar o território, não só pelas artes, mas também pela projecção da região”.
Este projecto, que conta com a RTP e a Agência da Curta Metragem como parceiras, pretende levar estas quatro curtas-metragens num circuito de certames de cinema internacional, para posterior divulgação em canais televisivos e similares.
O programa pretende ainda conectar o talento local com directores internacionais para co-realizarem um filme, permitindo que novos talentos surjam no cenário internacional e capacitando os actores e técnicos locais, enquanto promovem e valorizam o território vimaranense.
Os oito realizadores têm ainda a oportunidade de apresentar os seus projectos para produtores, distribuidores e vendedores, o que promete ser uma oportunidade única para os novos talentos do cinema se mostrarem aos profissionais da indústria.