CULTURA

CULTURA -
Cinema ‘made in’ Guimarães abre Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Associação Olho de Vidro, com sede em Guimarães, estreia quatro curtas-metragens, a 17 de Maio, dia de abertura da Quinzena dos Realizadores do Fesival de Cannes de 2023.

A Olho de Vidro esteve envolvida na produção desta ‘curtas’ para o programa Directors Factory – North Portugal, que promove a cinematografia local através de quatro curtas-metragens, que foram filmadas em Guimarães, durante o mês de Março, com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal de Guimarães.

O vereador da Cultura vimaranense assinala a importância de ter em Guimarães “uma das maiores produtoras nacionais de cinema, presente nos maiores palcos mundiais da sétima arte”. Este cluster de audiovisuais, afiança Paulo Lopes Silva, “tem o potencial de catapultar o território, não só pelas artes, mas também pela projecção da região”.

Este projecto, que conta com a RTP e a Agência da Curta Metragem como parceiras, pretende levar estas quatro curtas-metragens num circuito de certames de cinema internacional, para posterior divulgação em canais televisivos e similares.

O programa pretende ainda conectar o talento local com directores internacionais para co-realizarem um filme, permitindo que novos talentos surjam no cenário internacional e capacitando os actores e técnicos locais, enquanto promovem e valorizam o território vimaranense.

Os oito realizadores têm ainda a oportunidade de apresentar os seus projectos para produtores, distribuidores e vendedores, o que promete ser uma oportunidade única para os novos talentos do cinema se mostrarem aos profissionais da indústria.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS