AUTÁRQUICAS -
Coligação ‘Barcelos Mais Futuro’ de Mário Constantino apresenta prioridades

“Assumo o compromisso de ser candidato à Câmara Municipal de Barcelos com a promessa de dar ao nosso concelho mais vida, mais atractividade, mais mobilidade, mais saúde, mais humanismo, mais qualidade de vida”. É desta forma que Mário Constantino descreve a sua candidatura às eleições autárquicas.

Com o lema ‘É hora de confiar na mudança!’, o candidato que lidera a coligação Barcelos Mais Futuro, que une PSD, CDS-PP e o movimento independente Barcelos Terra de Futuro (BTF), apresenta “uma lista competente, unida e diversificada, que representa o concelho de Barcelos nas suas várias freguesias, em várias gerações”.

Com a ambição de transformar a Câmara Municipal num exemplo de “dinamismo, inovação e, sobretudo, ao dispor das pessoas”, Mário Constantino assume que existem prioridades urgentes.

PUBLICIDADE

 o projecto do novo hospital, a construção de uma zona industrial com dimensão internacional e a resolução do conflito da água são três destaques aos quais se juntam a recuperação e construção da rede de saneamento no concelho e o aproveitamento das potencialidades para lazer do rio Cávado e Neiva. 

A criação de um Corredor Verde na malha urbana da cidade (ciclável e pedonal), a dinamização do Ecoparque de Areias de Vilar e ainda a promoção das atividades náuticas nas águas do rio apresentam-se como medidas de importância extrema para o desenvolvimento turístico do concelho de Barcelos.

Do ponto de vista da mobilidade, Mário Constantino assume a conclusão da Circular Urbana com as variantes para Arcozelo e Tamel S. Veríssimo, as obras nas estradas degradadas em várias freguesias do concelho e a nova ponte sobre o Cávado, que ligue Barcelos a Barcelinhos, são prioritárias.

Já a construção do complexo desportivo, “dotando Barcelos de equipamentos de excelência que permitam a prática desportiva e garantam a progressão na carreira dos atletas barcelenses”, faz também parte da lista de compromissos da coligação Barcelos Mais Futuro.

ALDEIA DO ARTESANATO

No apoio social, Mário Constantino afirma como propósito central a “criação de um concelho amigo das famílias”, nomeadamente através da criação de mais creches, da promoção do passe sénior e da implementação do projecto HomeCare, que garanta cuidados de saúde ao domicílio, combata o isolamento dos idosos e apoie os cidadãos com mobilidade reduzida.

No que à cultura diz respeito, o candidato da coligação Barcelos Mais Futuro esclarece que “um concelho reconhecido pelo seu talento para o artesanato não pode menosprezar a sua identidade” e, por isso, “é crucial investir na promoção do artesanato e do figurado de Barcelos, através da criação de um projecto de divulgação e promoção”, a que apelida de Aldeia do Artesanato.

Prometendo “estabilidade, rigor, credibilidade, planeamento, lealdade e competência” como palavras de ordem na sua governação municipal, Mário Constantino considera “urgente que Barcelos volte a ter uma gestão camarária que dignifique o município”.