Mário Marques, climatologista, esteve em entrevista à SIC Notícias e aponta que, até final de maio, as temperaturas vão estar acima da média. É o verão a espreitar.
«Pelo menos até ao final deste mês teremos sobretudo a partir do início da próxima semana um aumento substancial das temperaturas na generalidade do território», prevê Mário Marques. Tudo isto se deve a «uma língua de ar quente do norte de África» que atinge a Península Ibérica, sobretudo Portugal continental e Madeira.
O sol e calor já se fazem sentir e as temperaturas vão subir em todo o país. «O padrão mudou e estará para ficar pelo menos até ao final do mês. Existirá um aumento das temperaturas de forma gradual, tanto das máximas como das mínimas», acrescenta, ainda, o climatologista.
«Esta estabilidade vai continuar e este aumento será progressivo, sobretudo a partir do dia 23, com temperaturas bastante agradáveis, a começarem a ficar ligeiramente acima da média, onde poderemos atingir os 30 graus, 31 no Alentejo, os 27, 28 em Lisboa, os 26 no litoral a Norte e teremos aqui já o verão a espreitar», diz ainda.
Mário Marques afirma, ainda, que, até final do mês, as temperaturas poderão andar entre seis a sete graus acima da média.
«Podemos ter muitos pontos do país com temperaturas acima de 35 e depois volto a receio em termos de risco de seca e temos que começar a pensar em fazer uma gestão mais planificada em termos da água e não quando existe só abundância e abrimos as torneiras», aponta.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta que, nos próximos dias, haverá mais intensidade no vento.
Assim, destaca-se o cuidado na prevenção de incêndios florestais.