O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, recebeu esta quarta-feira uma comitiva do município de Livry-Gargan, França e da Associação Luso-Francesa Cravos Dourados.
O encontro serviu para debater aspectos relacionados com a cooperação entre os dois territórios, tendo como ponto comum a emigração de vários cidadãos de Esposende para aquela cidade francesa.
Pierre-Yves Martin, presidente da Câmara de Livry-Gargan chefiou a delegação, sendo acompanhado pela vereadora responsável pela geminação, Rina Di Iorio e pela vereadora responsável pelos centros de bairro, Odette Guimarães.
Em representação da Associação ASCOP – Cravos Dourados esteve presente o presidente, Patrick Matheus, e os dirigentes Paulo Dias, Mariana, Cati e Paulo.
A delegação francesa encontra-se no concelho de Esposende a convite da Junta de Freguesia de Forjães, vila onde decorrem as festas em honra de Santa Marinha.
Na recepção, o presidente da autarquia destacou a importância de serem estabelecidas relações no plano global, para “manter a relação do nosso concelho com os nossos conterrâneos que estão mais distantes e fortalecer o orgulho da nossa identidade”. Benjamim Pereira lembrou “o papel fundamental que os emigrantes têm no desenvolvimento do concelho de Esposende”, aproveitando para enaltecer “a forte ligação cultural que prevalece no tempo”.
Livry-Gargan é uma comuna localizada no departamento de Seine-Saint-Denis, doze quilómetros a nordeste de Paris com cerca de 44 mil habitantes, acolhendo uma considerável comunidade lusa.