REGIÃO

REGIÃO -
Comunidades intermunicipais minhotas mostram ‘Ares do Minho – o sentir da terra’ em Guimarães

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Nos claustros da Câmara Municipal de Guimarães está patente até ao próximo dia 23, a exposição de fotografia ‘Ares Do Minho – o sentir da terra’, promovida pelas três comunidades intermunicipais minhotas – Minho, Cávado e Ave.

Desde 2014 as três Comunidades Intermunicipais do Minho vêm trabalhando em cooperação numa Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) designada MINHO IN.

No culminar de um ciclo de execução as três entidades decidiram celebrar o momento apresentando uma exposição que pretende ser uma síntese deste Minho e do trabalho realizado no âmbito da EEC Minho IN.

Esta iniciativa leva os visitantes numa viagem ao Minho, realçando os elementos mais marcantes desta região. Os temas dividem-se em: Água (rios, oceanos, termas), Terra (árvores, espécies vegetais, jardins, trilhos, plantas silvestres, …), Vinhos, Gastronomia (referencial, novos chefes, prémios), Artistas, o sentido do Feminino no Minho, a Criatividade (Film Commission, Storytelling), Artes Manuais, Pessoas (empreendedores, as entidades, os investimentos, os que fazem o Minho acontecer todos os dias), e visam mostrar quão rico é o Minho, e o quanto se justifica este esforço único das três comunidades intermunicipais.

A secretária executiva da CIM do Ave, Marta Coutada explica a importância do evento. “Este evento marca nove anos de trabalho em conjunto entre as Comunidades Intermunicipais do Minho, Cávado e Ave, e os seus 24 municípios, mas também assinala o início de uma nova fase, uma vez que estamos neste momento a preparar a nova estratégia. Esta exposição acaba por compactar o que de melhor se fez durante todos estes anos”, aponta.

Acrescenta ainda que a PROVERE tem imensa relevância na região da CIM do Ave “porque nos permite investir e promover os recursos endógenos do Minho que são muitos e diversificados, desde, património natural, cultural e turístico e colocar o Minho como destino turístico de referência a nível nacional e internacional”, conclui.

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Paula Pinto, em representação do município deixa o convite. “É um prazer em Guimarães ter esta exposição deste consórcio que mostra tanta coisa que nos une, isso é algo de enorme importância porque faz deste território maior. Tudo isto que estamos a fazer em conjunto queremos mostrá-lo à nossa população que já valoriza tanto Guimarães, mas que valorizará ainda mais ao perceber todo o trabalho que tem sido feito para promover o Minho. Portanto, fica o convite a toda a comunidade para virem visitar esta exposição que os fará perceber melhor Guimarães”, frisa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS