BRAGA

BRAGA -
Concurso para criar centro de Media Arts no antigo cinema São Geraldo lançado no 1º trimestre do ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O concurso público para requalificação do antigo cinema S. Geraldo, em Braga, será lançado no primeiro trimestre de 2024, por cerca de cinco milhões de euros, disse esta terça-feira o presidente da câmara.

Em declarações à Lusa no dia em que Braga celebra a festa de S. Geraldo, padroeiro da cidade, Ricardo Rio adiantou que, entretanto, estão a ser feitas avaliações para definir o valor de uma eventual compra do imóvel pelo município à arquidiocese.

“Estamos a dialogar, estão a ser feitas avaliações pelas duas partes”, referiu o autarca.

O antigo cinema S. Geraldo funcionou entre 1950 e 1990, apresentando-se hoje em adiantado estado de degradação.

Em meados de 2017, a Câmara de Braga arrendou o imóvel, com o objetivo de o transformar num centro de ‘Media Arts’, mas as obras ainda não arrancaram.

O arrendamento é por um prazo de 10 anos, pagando o município mensalmente 12.500 euros à arquidiocese, proprietária do edifício.

Em setembro, o PS levou o assunto a reunião do executivo, acusando a câmara de já ter deitado “ao lixo cerca de meio milhão de euros, para nada”.

“Estamos há seis anos sem nada acontecer. Entretanto, estamos a deitar dinheiro fora todos os meses. É uma espécie de plataforma giratória de transferência direta de dinheiro público para a arquidiocese”, apontou o vereador socialista Adolfo Macedo.

Na ocasião, o PS desafiou a câmara a comprar o edifício “imediatamente”.

O presidente da câmara respondeu que já abordou o novo arcebispo de Braga, José Cordeiro, sobre a eventual compra e que este se manifestou “disponível para conversar”.

Já sobre o arrendamento, Ricardo Rio adiantou que a intenção foi mesmo resgatar o edifício do interesse privado, sublinhando que na altura “não havia projeto nem uma única página escrita” sobre o destino a dar ao imóvel.

Disse ainda que o valor da renda é “perfeitamente justo” face às condições do mercado imobiliário.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS