CULTURA

CULTURA -
Conferência dá a conhecer esta sexta-feira ‘quem é quem’ no combate ao Estado Novo em Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comissão promotora de Homenagem aos Democratas do distrito de Braga promove na próxima sexta-feira, às 18 horas, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a segunda conferência do ciclo ‘Diálogos com a Democracia’ dedicada aos resistentes ao Estado Novo.

A Comissão convidou os autores e co-autores das obras publicadas no distrito de Braga e dedicadas a conhecer quem é quem na história da Resistência e as suas histórias para mais um Diálogo sem moderador.

Artur Ferreira Coimbra e a sua obra ‘Desafetos ao Estado Novo- Episódios da Resistência ao Fascismo em Fafe- 1926-1974’; Artur Sá da Costa, co-autor da obra escrita em conjunto com Henrique Barreto Nunes e Viriato Capela ‘Os Democratas de Braga’; César Machado e a obra ‘Guimarães- Daqui houve resistência’, são convidados da conferência.

A estes juntam-se ainda Filipa Sousa Lopes com ‘Momentos da Oposição em Famalicão’ e Vítor Pinho com o seu contributo sobre os democratas de Barcelos num artigo intitulado ‘Victor de Sá – meu professor, livreiro, historiador e democrata’, publicada no livro ‘O que tinha de fazer, está feito. Fi-lo como pude’, do próprio Victor Sá, são os oradores desta conferência inédita que reúne pela primeira vez, os investigadores sobre o período do fascismo em Portugal.

Ao longo de duas horas são dadas a conhecer as histórias das mulheres e homens que na clandestinidade, ou assumindo publicamente a sua oposição ao regime, se tornaram referências da nossa história recente do país.

LEGENDA: Estado Novo comemora, em Braga, o décimo aniversário do golpe de 28 de Maio de 1926, que instaurou a ditadura militar/DR

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS