BRAGA

BRAGA -
Conferência da Rede das Cidades Criativas da UNESCO realiza-se em Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Na primeira semana de julho, Braga vai ser a capital das Cidades Criativas da UNESCO. A XVI Conferência Anual da Rede completa 20 anos. O Fórum Braga acolhe as 350 delegações de mais de 100 países e quer projetar a cultura como “bem público”.

Estão confirmadas as presenças, entre outras personalidades, Ernesto Ottone R., diretor geral para a Cultura da UNESCO, Denise Bax, secretária da Rede das Cidades Criativas, Andre Sobczak, secretário geral das Eurocidades, Dalila Rodrigues, ministra da Cultura, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Joana Miranda, coordenadora executiva da Braga Media Arts.

PROGRAMA

O primeiro dia, 1 de julho, ficará reservado ao registo dos delegados, coordenação dos grupos e na integração nas sessões das cidades criativas designadas em 2023 e dos coordenadores das sub-redes. A parte da tarde, os delegados são convidados a participar na inauguração do programa cultural Be Creative Ágora, no centro de Braga.

Além dos painéis temáticos (2 de julho, à tarde) no grande auditório do Fórum Braga, com discussão de temas centrais como a “transição justa para a IA de artistas e profissionais da cultura”; a “cooperação internacional para superar desafios e induzir cultura”; e “capacitar os cidadãos do futuro através da cultura e das artes da educação”, destacam-se, da parte da manhã, as sessões ao mais alto nível, moderadas por Joana Fernandes, diretora executiva do Theatro Circo de Braga. Neste segmento especial da Conferência será apresentado para aprovação o “Manifesto de Braga das Cidades Criativas da UNESCO: Um Objetivo Cultural para o Desenvolvimento Sustentável”, que se baseia nas prioridades delineadas na Declaração MONDIACULT 2022 e defende a cultura como um objetivo autónomo na agenda internacional de desenvolvimento pós-2030. Estas sessões específicas serão copresididas por Ernesto Ottone R., diretor-geral adjunto para a Cultura da UNESCO, e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

No terceiro dia, entre as 09h30 e as 16h30, os trabalhos decorrem no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia com o Fórum de Autarcas, uma plataforma de encontro entre os presidentes e vice presidentes de câmara das cidades criativas mundiais para demonstrarem o seu empenho na cultura, na criatividade e em políticas com o intuito de “traçar um rumo para a construção de uma ação com base na Declaração MONDIACULT 2022”. Entre as 14h30 e as 16h30, no grande auditório do Fórum Braga será dada a voz à juventude. Moderado por Blair Stevenson, professor e team leader da Oulu University of Applied Sciences, a discussão passará por abordar as estratégias que devem ser implementadas para garantir que as vozes dos jovens sejam ouvidas e tidas em conta. Durante a sessão, um ilustrador irá captar a essência destas sessões numa obra que, posteriormente, será dada a conhecer aos delegados.

No quarto dia da Conferência, sob o mote Connect-Together, haverá espaço para um verdadeiro intercâmbio cultural com as centenas de delegações mundiais a dividirem-se em visitas às três cidades criativas do norte do país: Amarante (Espaços públicos inclusivos e verdes: bem-estar dos indivíduos e das comunidades), Barcelos (Ativos de sustentabilidade: dos recursos aos investimentos) e Santa Maria da Feira (Inovação e tecnologias de nova geração: das ferramentas de atualização de competências às plataformas de colaboração).

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS