O Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social de Terras de Bouro reuniu a 24 de março para discutir o Projeto Radar Social, a Rede Social e emissão de parecer para o Centro Social e Paroquial de Covide. O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, presidiu à reunião.
No âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Aviso 07/C03-i01/2023-Radar Social-Criação de equipas para projeto piloto, foi aprovada a Operação nº PRR-RE-C03-i01-07-000247. Neste sentido, o Projeto Radar Social teve início no dia 9 de dezembro de 2024 e decorre até 31 de março de 2026.
Nesta reunião, além da aprovação de alterações ao Projeto, foi aprovado o Plano de Ação, tendo sido elencadas as diversas ações e atividades a implementar nas duas fases de intervenção.
O Radar Social «é um projeto estruturante na promoção da inclusão e da coesão social e territorial, concretizado através do desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade e articulação com as instituições que compõem a rede de parcerias local», explica o conselho, em comunicado.
O Plano de Ação de 2025 da Rede Social foi apresentado ao plenário, destacando-se as principais açõões, sendo aprovado por unanimidade. Este Plano de Ação integra e sistematiza 30 ações/projetos/medidas, a desenvolver de acordo com os pilares de ação e objetivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Social 2024-2030, e dinamizadas pelos parceiros locais.
Nesta reunião foi, ainda, analisado e aprovado, por unanimidade, o Parecer Técnico sobre o pedido apresentado pelo Centro Social e Paroquial de Covide para realização de obras de requalificação dos espaços exteriores do equipamento social. Está em vista a apresentação de candidatura ao Aviso NORTE2030-2024-45-Infraestruturas e Equipamentos Sociais (ITI).
A finalizar, Manuel Tibo deu conhecimento ao plenário da aprovação do Projeto CLDS 5GEIRA, no âmbito do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social 5G, prevendo-se o seu início já no dia 1 de abril.
oamarense@gmail.com