A Casa da Alegria, um Lar e Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências, vai iniciar a sua actividade em Lanhas, Vila Verde, dentro de um ano. O lançamento da primeira pedra decorreu esta tarde, na presença de várias entidades. «Um momento marcante para uma instituição que aposta numa resposta social inovadora na Região», destacou Jorge Pereira, o presidente da direcção do Centro Social Vale do Homem (CSVH), entidade promotora.
Integrada nas comemorações do 13º aniversário, o momento «marca uma nova etapa de crescimento e afirmação do CSVH» e, em simultâneo, «uma resposta social imprescindível para uma franja da população, numa área que ainda está muito carente».
A cerimónia foi presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, que fez questão de assinalar a importância do novo equipamento. «Vem suprir uma lacuna e ajudar a criar respostas melhores àqueles que mais precisam», vincou. E louvou a escolha do nome para o novo espaço: «Casa da Alegria. Foi feliz a escolha. Vai ser, certamente, um espaço de fé e alegria».
VILA VERDE «PIONEIRO»
O acto, que também contou com a presença da presidente da Delegação Norte da Alzheimer Portugal, teve no presidente da câmara de Vila Verde um discurso mais entusiasmado. «Esta é mais uma importante resposta social que o Concelho de Vila Verde passa a ter», vincou, sublinhando mesmo que «é um equipamento pioneiro na região». E foi mais longe: «Vila Verde é, certamente, um dos concelhos do País com mais e melhores respostas sociais. Temos muitas e boas instituições no concelho».
O autarca – que esteve acompanhado pelo homólogo de Terras de Bouro, Manuel Tibo, e a vereadora da acção social do município de Amares, Cidália Abreu – deixou uma palavra de «forte apreço ao CSVH, um parceiro importante no apoio social. Têm feito um excelente trabalho. Podem continuar a contar com o apoio do município de Vila Verde».
50 UTENTES E MAIS 30 POSTOS DE TRABALHO
A Casa da Alegria, um Lar e Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências, vai dar apoio a 50 pessoas, 19 em Centro de Dia e 31 em regime de internato.
Promete ser um centro inovador, destacando-se os quartos sensoriais e outras valências de apoio técnico especializadas.
Será construído numa área de terreno contíguo ao actual edifício-sede do CSVH, em Lanhas. Representa um investimento na ordem dos 2 milhões de euros.
«Venham mais, pois é importante criar mais infra-estruturas sociais que dêem apoio nestas áreas», deixou escapar a presidente da delegação Norte da Alzheimer Portugal.
A futura aposta do CSVH passa pela criação de uma nova unidade de apoio à saúde mental, em Ponte S. Vicente, Vila Verde, a par do novo Lar em Gualtar, Braga.
A instituição, que está fortemente implantada no Vale do Homem, conta ainda com o Lar das Termas, em Sequeiros, Amares.
13º ANIVERSÁRIO (Programa)
O lançamento da 1ª pedra da Casa da Alegria foi o primeiro acto das comemorações do 13º aniversário do CSVH.
Pelas 18h30, na Pensão Universal, situada Vila de Caldelas, Amares, será apresentado o livro comemorativo do 10º aniversário do Grupo Folclórico do Vale do Homem.
Às 20h, na Churrasqueira de Caldelas, será servido um Jantar de Reis, para comemorar o 13º aniversário do CSVH , onde também serão entregues os prémios “Colega do Ano”, do Centro Social e Lar das Termas.
A cerimónia encerra após a tomada de posse dos novos órgãos sociais do CSVH.