Os CTT e a Quercus voltam a promover, pelo sétimo ano consecutivo, a campanha de reflorestação “Uma Árvore pela Floresta”, uma iniciativa que tem como objectivo permitir que todos/as possam participar activamente na plantação de espécies autóctones em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso País, em particular nas zonas mais afectadas pelos incêndios.
KIT
Para a edição de 2020, está à venda um novo kit, o “Fraxinus angustifolia” ou o freixo-nacional, que pode ser adquirido por 3,50 euros até 31 de Dezembro, em 300 Lojas CTT espalhadas por todo o País ou durante todo o ano e com portes grátis na Loja Online dos CTT.
O novo kit “Uma Árvore Pela Floresta” possui também um QR Code, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt, para que saiba onde a sua árvore vai ser plantada e para o caso de querer ser voluntário nas plantações a realizar.
Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro, a azinheira, o medronheiro, ou o castanheiro, entre muitas outras, que serão plantadas em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas na Primavera de 2021, com a participação activa de todos os voluntários que se inscreverem no website ou através do email [email protected].
Prestes a atingir as 100 mil árvores plantadas, o ano torna-se, por isso, especial. Devido à pandemia, as plantações previstas para esta nova campanha incluirão também 8000 árvores que não puderam ser plantadas em Março de 2020. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.