Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA -

BRAGA - -
‘Cuidar de quem cuida’ é mote de projecto de apoio a cuidadores informais da Bogalha

O projecto CLA – Cuidar com Laços e Abraços, da Bogalha, iniciou esta semana a sua fase de implementação de actividades, com a primeira sessão de acolhimento aos cuidadores informais.

“’Cuidar de quem cuida’ é o mote do projecto, que visa empoderar os cuidadores informais, uma vez que cuidadores mais felizes são também sinónimo de melhores cuidados prestados”, afirma a instituição em nota, explicando que o apoio aos cuidadores se concretiza através de encontros semanais, que decorrem na Factory Braga. Aqui são realizadas diversas dinâmicas de grupo, desde sessões de relaxamento e meditação a sessões de partilha, coaching, convívios, entre outras.

“Os cuidados aos familiares dependentes durante o período de ausência dos cuidadores são também assegurados pelo projecto, caso seja necessário”, refere a Bogalha.

A iniciativa surgiu aquando da participação no Bootcamp de Empreendedorismo Social promovido pela Câmara Municipal de Braga em Março de 2018, do qual resultou um Fórum de Inovação Social onde foram premiados três projectos de impacto e inovação social – sendo um deles o projecto CLA -, que receberam uma gratificação monetária e um programa de mentoria do IES-Social Business School com a duração de 6 meses.

A criação e coordenação do projecto é da responsabilidade das psicólogas Ana Rita Soares e Joana Macedo, bem como da assistente social Cristina Fernandes, técnicas da Bogalha.

Terminada a fase de aproximação às famílias, esta segunda fase, de implementação de actividades, tem uma duração de nove meses e conta com a participação de cinco cuidadores informais, referenciados pela equipa de serviço social da Administração Regional de Saúde do Norte.

“A participação no projecto piloto não implica qualquer custo para as famílias intervencionadas, uma vez que para além do prémio recebido, o projecto CLA conta com o apoio de mecenato empresarial”, explica a instituição.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS