Pelo quinto ano consecutivo, a Oficina, em parceria com o CEARTE – Centro de Formação para o Artesanato e Património, promove um novo curso de Bordado. Vai decorrer ao longo do mês de novembro, na Casa da Memória de Guimarães (CDMG).
Esta nova edição tem inscrições abertas até 1 de novembro e as sessões de formação acontecem entre 8 e 30 de novembro, à sexta-feira em horário pós-laboral e ao sábado durante o dia.
«Como parte integrante da génese e da missão da cooperativa A Oficina, a preservação e promoção do Bordado de Guimarães continuam a ser apostas incontornáveis, cuidando e valorizando este ativo certificado da cidade de Guimarães», avança a autarquia.
«Procurando estimular várias gerações, incluindo as mais novas, para abraçar as artes e ofícios tradicionais que produzem obras tão distintas e procuradas – e que continuam a fascinar quem visita e descobre Guimarães», a Oficina lança assim mais um desafio, de participação gratuita, com o objetivo de preservar este património.
CANDIDATURAS
Esta edição do Curso de Bordado destina-se a maiores de 18 anos de idade, podendo ser frequentada por todos os que reúnam um ou vários dos seguintes fatores: profissionais com interesse de competências específicas nesta área; ativos empregados (6º ano ou +); desempregados, incluindo DLD (= ou > 12º ano), podendo apenas representar o máximo de 15% do nº total de participantes; e ainda todos os empregados Ativos Licenciados.
As componentes desta formação, orientada por Sameiro Fernandes, incluem diversas abordagens ao universo desta arte manual, como identificar e caracterizar os principais bordados tradicionais portugueses, como o Bordado de Guimarães, de Castelo Branco, de Viana do Castelo, de Nisa, de Tibaldinho, dos Açores, da Madeira, e conhecer o percurso histórico e a gramática decorativa de cada um dos bordados, bem como motivos, cores e materiais utilizados em cada um.
Os momentos de formação decorrem a partir do dia 8 de novembro e até 30 de novembro, com sessões às sextas-feiras (das 19h00 às 23h00) e aos sábados (das 9h00 às 18h00), sempre na Casa da Memória, localizada numa das artérias centrais de Guimarães (Av. Conde de Margaride). A frequência deste curso inclui o subsídio de alimentação como regalia e as inscrições, gratuitas, podem ser efetivadas até 1 de novembro através do formulário disponível online em www.aficina.pt, onde é possível conhecer com detalhe as condições de participação.
BORDADO DE GUIMARÃES
O Bordado de Guimarães, que viu a sua certificação oficializada em 2010, transformou-se ao longo dos tempos e revestiu-se de um conjunto de caraterísticas muito específicas que lhe garantem unicidade.
As suas seis cores (vermelho, azul, bege, cinza, branco e preto), usadas isoladamente, a reprodução de motivos estilizados e o uso de vinte e um pontos tornam-no singular.