BRAGA (Tibães)

BRAGA (Tibães) -
Curso ‘Recuperação do Mosteiro de Tibães’ este sábado

Share on facebook
Share on twitter

O Grupo de Amigos de Tibães (GAMT) promove no próximo sábado e nos dias 21 e 28 de Outubro, pelas 15h00, um novo curso, agora sobre ‘Recuperação do Mosteiro de Tibães, A Preservação, A Salvaguarda, A Protecção, A Revitalização’.

Este curso, promovido em parceria com a Direcção Regional da Cultura do Norte /Mosteiro de Tibães, no âmbito do projecto formação ‘Conhecer o Mosteiro de Tibães’, acontece depois dos cursos ‘Mosteiro de Tibães- séculos XVII e XVIII’ e ‘Mosteiro de Tibães 1834-1986’.

PROGRAMA

Dia 14 de Outubro

15.00 horas – Apresentação oficial do curso e realização da conferência “A arte do restauro: Alcance e dilemas” pelo Professor Albertino Gonçalves, doutorado em Sociologia e Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho, Departamento de Sociologia.

16.00 horas – “O Mosteiro de Tibães na década de 80. Memórias no contexto das primeiras intervenções de salvaguarda” pela Arquitecta Margarida Coelho, Mestre em Gestão do Património Cultural pela Universidade Complutense de Madrid, responsável do IPPC- Porto na década de 80 e Directora Regional da Cultura do Norte, entre 1987 a 1999.

17.00 horas – “A Salvaguarda patrimonial do Mosteiro de Tibães. Estratégias de divulgação e animação do espaço” pela Dra. Aida Mata, licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, responsável pelo Mosteiro de Tibães entre 1986 e 1990 e sua directora no período de 1990 a 2007.

Dia 21 de Outubro

15.00 horas – “A revitalização do Mosteiro de São Martinho de Tibães” pela arquitecta Paisagista Maria João Sousa Lopes Dias Costa, licenciada pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Exerce a sua actividade na Direcção de Serviços dos Bens Culturais da Direcção Regional de Cultura do Norte, no Mosteiro de Tibães desde 1987 até hoje. Entre outras funções é responsável pelos projectos de arquitectura paisagista do mosteiro

Integrou, de forma permanente, a equipa pluridisciplinar responsável pelo projeto de recuperação do Mosteiro de Tibães.

16.00 horas – “O estudo arqueológico do Mosteiro de São Martinho de Tibães: objectivos, metodologias e resultados”, pelo Dr. Luís Fontes, arqueólogo e professor na Unidade de Arqueologia da UM, da qual foi director entre 2018 e 2021. Realizou mais de meio milhar de intervenções arqueológicas um pouco por todo o país, com cerca de duas centenas e meia em Braga, nomeadamente no Mosteiro de Tibães, onde foi o responsável pelo seu estudo arqueológico.

17.00 horas – “A intervenção integrada de recuperação, restauro e reabilitação do Mosteiro de Tibães, pelo arquitecto João Carlos dos Santos, doutorado em arquitectura pela Faculdade de  Arquitectura da  Universidade  do  Porto e mestre  em  Restauro  Arquitectónico  pela  Escuela  Técnica  Superior  de  Arquitectura  de  La  Coruna, membro permanente da equipa pluridisciplinar responsável pelo projeto de recuperação do mosteiro e autor dos  projectos  de arquitectura da Residência Paroquial e do de Recuperação e Reabilitação do Noviciado, Ala Sul e Claustro do Refeitório. É actualmente Director-Geral da Direcção Geral do Património Cultural.

Dia 28 de Outubro

15.00 horas – “A Conservação e Restauro do Espólio Artístico Integrado do Mosteiro de Tibães pela Técnica de Conservação e Restauro, Dra. Isabel Maria Stadler Dias Costa, licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e bacharel em Conservação e Restauro pela Escola Superior de Conservação e Restauro de Lisboa. Exerce a sua actividade na Direcção de Serviços dos Bens Culturais da Direcção Regional de Cultura do Norte. Integrou a equipa pluridisciplinar responsável pelo projeto de recuperação do Mosteiro de Tibães.

16.00 horas- “Mosteiro de Tibães hoje: Fruição, uso e conservação” pelo Dr. Paulo Oliveira e pelo Dr. Joaquim Loureiro. O primeiro é licenciado em História e Mestre em História Contemporânea, na área de Igreja e Sociedade. É coordenador do Mosteiro de Tibães onde trabalha desde 1992 com as funções de técnico superior na área da investigação, produção de conteúdos históricos e Serviço de Educação.  O Dr. Joaquim Loureiro, licenciado em Educação e Mestre em Educação – na área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, pela Universidade do Minho, é Técnico Superior de Educação da Direcção Regional de Cultura do Norte, responsável pelo Serviço de Educação do Mosteiro de São Martinho de Tibães, onde exerce funções desde 1994.

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS