A Associação Empresarial de Braga (AEB) continua a formar «jovens profissionais de excelência em diversas áreas, através dos seus cursos de aprendizagem», os quais se destinam a jovens até aos 24 anos de idade que queiram concluir o 12º ano de escolaridade enquanto aprendem uma profissão.
Para o próximo ano lectivo está prevista a abertura de seis cursos: Mecatrónica/Automóvel, Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Comunicação e Serviço Digital, Informática e Vendas. Os cursos são gratuitos e os formandos recebem uma bolsa de profissionalização mensal no valor de 42,89€, acrescida de um subsídio de alimentação de 4,77€ (dia). Quando aplicável, é também atribuído o subsídio de transporte.
«A experiência empresarial e mérito da equipa de formadores e tutores da AEB e as excelentes condições de formação proporcionadas aos alunos têm sido fatores de atractividade, que levam muitos jovens a escolher a AEB para se formarem», destaca, em nota enviada, o Director Geral da AEB, Rui Marques.
As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas presencialmente na AEB, por telefone para o número 253 201 753 ou enviando um e-mail para [email protected].
CURSOS
Estes cursos têm a duração de 2 anos e meio, sendo que 40% da formação decorre em contexto de trabalho numa empresa. Deste modo, junta-se a teoria à prática, num processo integrado de aprendizagem de uma profissão com futuro. Esta forte componente prática tem sido apontada como uma das principais mais-valias destes cursos, aliada ao elevado nível de empregabilidade dos alunos que os frequentam.
Esta é uma das formas que a AEB encontrou para «responder às necessidades de recursos humanos qualificados dos estabelecimentos comerciais da região». Muitos destes formandos começam por integrar a equipa como estagiários e, no final do curso, são colocados nas mesmas empresas a tempo inteiro.