David Carreira (10 de Junho) é o cabeça-de-cartaz da edição deste ano das Festas d’Amares, dedicadas a Santo António, que vão decorrer ao longo de seis dias, entre 08 e 13 de Junho.
Wildchains (09), Karetus (09) e Sons do Minho (11) são outros dos destaque do programa, que volta a apostar forte na “prata da casa” com a participação das várias escolas de música do concelho e de DJs amarenses, como é o caso da dupla Mayze X Faria.
Esta edição apresenta também várias novidades, desde logo por ter mais um dia de duração, a presença do programa “Aqui Portugal” da RTP no dia 11 e a inclusão de mais uma marcha, de Torre e Portela, na noite das marchas antoninas, a 12 de Junho.
“Teremos também uma decoração com mais de 25 mil fitas na Praça do Comércio, a que chamámos Rua das Cores, que resulta de um trabalho feita por utentes de instituições do concelho”, explicou o presidente da Associação de Festas Antoninas de Amares (AFAA), João Andrade, este domingo, na apresentação oficial do evento.
As festas contam com um orçamento total de 124 mil euros, sendo 52.500 euros atribuídos pela Câmara de Amares e 71.500 angariados pela AFAA. Dividida em seis dias, a programação integra mais de 56 horas e 35 espectáculos.
PROGRAMA
A abertura das Festas d’Amares acontece na quinta-feira, dia 08 de Junho, às 15h00, com a animação do Grupo de Bombos Animares. O programa do primeiro dia inclui um encontro de concertinas (16h30) e a actuações da Associação Florir Artes Musicais (21h30) e da AECA (22h15).
Na sexta-feira, às 21h30, haverá teatro, numa iniciativa organizada pela Valoriza. Segue-se o concerto dos Wildchains (22h30) e de Karetus (23h30). Dreey e DJ Carlos Silva assumem o “after-party”.
A tarde de sábado será dedicada aos mais novos, com um “carrossel mágico” que contará com a presença de mascotes de várias personagens da Disney, a actuação da Escola de Dança Carlos e Teresa e uma demonstração de ballet a cargo do Urban Academy.
A noite abre com o espectáculo Tons d’Amares, a cargo de artistas amarenses, às 21h30, que dá o mote para o concerto de David Carreira, às 22h30. Depois da meia noite, o som fica a cargo de Mayze X Faria.
No domingo, durante a manhã, haverá um convívio de pesca, o Encontro Pistões Bike Club, o 66º Circuito de Ciclismo e uma caminhada pela inclusão, que reverte a favor da Valoriza.
Entre as 11h30 e as 13h00 e das 15h00 às 20h00, o programa “Aqui Portugal”, da RTP, vai transmitir em directo desde a Praça do Comércio. A noite fica reservada para o espectáculo do Centro de Estudos Luís Capela (21h15) e dos Sons do Minho (22h00).
Segunda-feira será noite de marchas antoninas, um dos momentos altos das festas, com a participação de sete grupos: Marcha da Valoriza, Marcha de Barreiros, Marcha Popular, Marcha de Goães, Marcha da União (Torre e Portela), Marcha da Vila e Marcha de Caldelas. A partir das 00h45 haverá ainda Cromos da Noite.
Os actos religiosos estão concentrados no último dia de festa, com destaque para a procissão, cuja saída está marcada para as 18h00 do dia de Santo António, 13 de Junho. A partir das 21h30 decorrerá um festival folclórico com os ranchos de Lago, Goães e Lavradeiras da Casa do Povo de Amares.