BRAGA - -
Delegação ucraniana de Ivano-Frankivsk visitou Braga

Uma delegação de Ivano-Frankivsk visitou de Braga para participar na Segunda Semana de Solidariedade da Ucrânia. Liderada pela vereadora da Cultura, Nadia Zagurska, esta visita serviu para aprofundar os laços de amizade que unem a cidade ucraniana com Braga, com quem está geminada desde 2016.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal e Firmino Marques, vice-presidente, receberam a delegação ucraniana, no sentido de acertar próximos passos nesta cooperação, nomeadamente ao nível cultural, da economia e do turismo.

Sendo Braga candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, há motivos de cooperação, como aconteceu já com a actuação da banda de Ivano-Franksvki ‘Namysto’, no Auditório Vita na passada sexta-feira.

PUBLICIDADE

Segundo Ricardo Rio, “esta parceria é muito importante, pois são duas cidades com uma história e um património muito relevante, com quem temos muito a partilhar e aprender neste processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura. Além disso, temos uma comunidade ucraniana muito relevante na sociedade bracarense, completamente integrada, que é um exemplo e que é importante para Braga”.

INTERCÂMBIO PARA JOVENS

“A relação com Ivano-Frankivsk, como cidade geminada com Braga, já saiu do papel e está já a ser preparado um programa de intercâmbio com jovens de classes mais desfavorecidas, a exemplo do que temos feito com Clermont-Ferrand, em França”, referiu o Ricardo Rio.

A ideia desta futura colaboração passa por receber jovens ucranianos num campo de férias em Braga, enviando posteriormente a Ivano-Franksvki um grupo de jovens bracarenses. “A ideia é arrancar já em 2019 com este projecto, criando uma ponte relevante entre os dois povos”, acrescentou Rio.

Nadia Zagurska referiu que Ivano-Franksvki “leva muito a sério esta parceria  e queremos colocar também a nossa história e tradições ao serviço de Braga, a quem já convidamos para estar presente em Maio nas nossas celebrações do dia da cidade. Queremos também aumentar as relações com instituições de Braga e foi nesse sentido que convidámos a Associação Comercial de Braga a estar presente num evento na Ucrânia”.

A delegação de Ivano-Franksvki reuniu também com a InvestBraga e Associação Comercial de Braga, onde também estiveram representados a Câmara de Comércio Luso-Ucraniana, com o vice-presidente Vadym Krakhmal e a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets.

Na reunião foram discutidas medidas de colaboração entre os dois países, com especial incidência entre Braga e Ivano-Franksvki; e participou também na sessão de agradecimento da Embaixada da Ucrânia em Portugal à Assembleia Municipal pela condenação do genocídio ‘Holodomor’, perpetrado nos anos 30 pela União Soviética contra o povo ucraniano, onde morreram mais de sete milhões de pessoas.