GERÊS –  Deputada Carla Cruz quer Governo mais forte no combate às espécies invasoras

GERÊS –
Deputada Carla Cruz quer Governo mais forte no combate às espécies invasoras

A deputada do PCP na Assembleia da República Carla Cruz esteve esta sexta-feira em Vilar da Veiga, Terras de Bouro, onde apresentou o projecto de resolução em que os comunistas recomendam ao Governo que intensifique o controlo das espécies invasoras no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

«As mimosas são facilmente identificáveis nesta época do ano. Por estarem em flor dão um colorido diferente à paisagem. No entanto, esta espécie é uma praga que está a ocupar grandes áreas do nosso território tornando-se o caso ainda mais grave quando atinge o único Parque Nacional português», refere.

PUBLICIDADE

Lembrando que «ao longo das últimas décadas esta espécie originária da Austrália tem sido alvo de projectos de intervenção com vista ao seu controlo no Parque Nacional Peneda-Gerês», Carla Cruz diz que estas acções «não foram capazes de recuperar os habitats invadidos».

Segundo as informações apuradas pelo Grupo Parlamentar do PCP, «são cada vez maiores as extensões do Parque que estão tomadas pelas mimosas». Por isso, entendem que é «urgente que se reforcem os meios para combater a propagação da mimosa pelo PNPG com base num novo Programa de Controlo e Recuperação».